sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Suicidio é Indolor ?

Suicide is painless,It brings on many changes, And I can take or leave it if I please”, diz o refrão da canção Suicide is Painless criada por Johnny Mandell e Mike Altman para o filme "MASH", de Robert Altman em 1970. Alcançou o top das paradas do Reino Unido e EUA. Porém A melhor versão se encontra no álbum póstumo de Bill Evans Trio, "You Must Believe in Spring" (1981).

Querida e melancólica, assim era Ana Maria Píer Angeli. Nascida em 1932 na Sardinia/Italia. Iniciou cedo em Cinecittá. Seu rosto suave foi descoberto na produção "Domani é Tropo Tarde" (1950). Partiu para Hollywood onde abreviou o nome para Píer Angeli. Teve uma paixão súbita por James Dean, mas acabou casando com o cantor Vic Damone. Nos anos 60 divorciou-se e se uniu ao maestro Armando Trovajoli. Neste período começou a tornar-se taciturna, enlevada por grande melancolia. Em 10 de setembro de 1971 ingeriu grande dose de barbitúricos e foi encontrada morta em sua residência de Beverly Hills. Tinha apenas 39 anos.
O ator Pedro Armendariz nasceu no México em 1912 e se tornou um dos nomes mais importantes da cinematografia mexicana. Ao lado da atriz Dolores Del Rio e do diretor Emilio Fernandez, formou o trio de ouro do cinema mexicano, em obras marcantes como "Flor Silvestre" (1943) e "Maria Candelária" (1944). Em 1956 quando filmava no deserto do Arizona, sob a direção de John Ford, acabou sendo exposto a atividades radioativas, o que causou-lhe câncer no cérebro. Seu último trabalho foi “Moscou Contra 007” em 1963. No dia 18 de junho do mesmo ano sabendo que o câncer estava se espalhando rapidamente, suicidou-se com um tiro de espingarda.


Seu nome de batismo era Germaine Lefebvre. Mas ficou conhecida como Capucine. Nascida na França em 1928 tornou-se uma das modelos mais famosas da Europa. Estreou no cinema em "Rendevous de Juliette" em 1949. Nos anos 50 sob contrato da Columbia estrelou "Song Without End "(1960), filme sobre a biografia de Franz Schubert. Seu papel mais famoso foi no clássico “A Pantera Cor de Rosa”, de Blake Edwards (1962). Na década de 60 mudou-se para Laussane, Suíça. A partir dos anos 80, com a escassez de papéis foi se tornando depressiva. Saltou para a morte do 18º andar de seu apartamento em 17 de março de 1990.



A polonesa de nascimento Bela Darvi (1928-1971) foi uma das “cinderelas” do cinema na década de 50. Sua beleza atraiu a atenção do produtor Darryl Zanuck que a escalou para o épico “O Egípcio” em 1954. Ao lado de Kirk Douglas estrelou “The Racers” (1955). Sua grande compulsão era direcionada aos jogos de azar. Ficou famosa gastando milhares de dólares em cassinos de Monte Carlo. Desiludida da vida e com a cena cinematográfica abriu as torneiras de gás de seu apartamento em setembro de 1971.


sábado, 22 de setembro de 2007

Centenário de Lupion no Castelo do Batel

Antecipando o centenário do ex-governador Moyses Lupion(1908-1991) que acontece em março de 2008, os historiadores Marcel Escobedo e Hor-Meyll Teixeira Leite Jr. lançaram com sucesso no Castelo do Batel a biografia "Moyses Lupion, Civilizador do Paraná" (Vol I e II). Editado através da Imprensa Oficial e com apoio da Secretaria de Estado da Cultura a obra visa resgatar a trajetória de um dos maiores políticos que o Paraná já teve. Homem de grande coração, homem de visão, Moyses Lupion se destacou entre os capitalistas paranaenses pela ousadia com que planejava e pelo sucesso e energia invulgar com que concretizava seus empreendimentos. Confira imagens exclusivas na lente de Milton Jr.
A bela Ana Lucia Nichele e Hor-Meyll Jr. na festa do Castelo do Batel
Os autores Marecel Escobedo e Hor-Meyll Jr. autografam a biografia de Moyses Lupion






Dr. Victor Feijó Filho, Luiz Renato Ribas, Hor-Meyll Jr., Vera Lupion, Marcel Escobedo e Marcelo Lupion


A família Escobedo reunida no Castelo do Batel


Luiz Renato Ribas, Fernando Miranda, Vera Lupion e Secretária da Cultura Vera Mussi


Bisnetas do ex-governador Moyses Lupion



Em cena Marcel Escobedo e Hor-Meyll Jr. na companhia de Sonia Nogara, representante no PR, da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Camboriu. Durante a festa Sonia sorteou um final de semana com acompanhante no aprazível Balneário Camboriu



Hor-Meyll Jr., Julio Ando e esposa


Dom Pedro Fedalto e Marcel Escobedo










sábado, 15 de setembro de 2007

Poeira de Estrelas

Espaço Batel


Stardust(Carmichael-Parish)
And now the purple dust of twilight time

Steals across the meadows of my heart

Now the little stars, the little stars pine

Always reminding me that we're apart

You wander down the lane and far away

Leaving me a love that cannot die

Love is now the stardust of yesterday

The music of the years gone by.

*

Lorena Schwartz e Cristiane Canet Mocellin foram as únicas a ter acesso exclusivo no camarim de Dionne Warwick (show no Teatro Guaíra). Ambas foram destaque na edição da Revista CARAS desta semana. Lente de Milton Jr.

Maria de Lurdes Gazal em parceria com Elias Miguel Nicolau Neto e Ricardo Nicolau inauguram o mais novo Espaço Batel. Sucesso à vista.



Ilse Lambach e Milton Jr. na festa do Espaço Batel



Morangos Silvestres e Marcia Tocaffondo no Espaço Batel.




Fulvio Covacci e amiga prestigiando a abertura do Espaço Batel.




O jogador Giba e sua maravilhosa Cristina Pirv (Espaço Batel)




Circulando nas bancas a nova edição de Mary IN Foco. Um brinde de Marco Felipak e Mary Schaffer (Espaço Batel)



Nos agitos do Bar Santa Marta - Lorena Schwartz, Esther Maria Braga Cortes e Paulo Sérgio




Sonia Nogara, sempre deslumbrante. (Espaço Batel)




Juiz Cesar Guizoni e Lorena Schwartz, no Bar Santa Marta



O casal Luiz Carlos e Maria Inês Borges da Silveira em animado grupo no Espaço Batel.




Beautiful Débora Dias.




Guto e Giselle Macedo (Programa Contagiando), jornalista Marialda Beghetto

Sucesso de público e crítica do Espaço Batel.



Luciano Zaina e Pedro Nossol comemoram a abertura da exposição Nós Não Somos Simétricos, no agradável espaço cultural do Lucca Café Especiais - Juvevê





Lucca Café Especiais - Juvevê
















segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Nós não somos simétricos


Luciano Zaina e Pedro Nossol apresentam a exposição fotográfica NÓS NÃO SOMOS SIMÉTRICOS.O que torna uma pessoa bonita ou feia? Beleza é um conceito subjetivo que há quem diga que está relacionado ao grau de simetria da pessoa. Mas simetria decididamente não é uma característica dos humanos. Prova disso é a exposição fotográfica montada por Pedro Nossol em conjunto com o LUCCA CAFÉS ESPECIAIS - JUVEVÊ. Primeiramente foram captados aleatoriamente 50 retratos de pessoas. Tais imagens foram então manipuladas digitalmente de tal forma que seus lados esquerdo e direito fossem espelhados. O resultado é surpreendente! Apenas uma mínima porcentagem das pessoas fotografadas pode ser considerada razoavelmente simétrica.Serviço:Exposição Fotográfica NÓS NÃO SOMOS SIMÉTICOSLucca Cafés EspeciaisRua Augusto Stresser, 318Alto da GlóriaFone: (41) 3018-1088Abertura: dia 11/09/2007 a partir das 19 horasEntrada fraca.

Os premiados do Festival de Cinema da Lapa


Cerca de 20 mil pessoas circularam durante a semana do Festival de Cinema da Lapa. Criado pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa o festival reuniu produções paranaenses além de criar uma categoria de vídeos universitários. Destaque também para as oficinas de cinema ministradas pelos cineasta Fernando Severo e Gil Barone. Segundo a presidente do festival, Maria Inês Borges da Silveira a idéia foi de “contemplar o público do interior com a nova produção brasileira, incentivando a dessiminação cultural, dando oportunidade ao surgimento de novos talentos e enriquecendo a experiência estética da população”. Durante seis dias o público conferiu mostras de shows musicais promovido pelo Museu da Imagem e do Som e uma mostra de curtas do projeto “Casos e Causos” da RPC – Rede Paranaense de Comunicação. O produtor Rubens Gennaro deu declaração pública que pretende doar em 2008 para o Museu da Imagem e do Som, o material de making off, fotografias e figurinos da produção Ítalo-Brasileira “Garibaldi in América”, cujo lançamento nacional está previsto para o segundo semestre de 2008.
Os vencedores do Festival em suas principais categorias foram:
Direção – Estevan Silvera e Beto Carminatti por Balada do Vampiro
Ator – Ary Fontoura por Terra Incógnita de Gil Barone e Beto Carminatti
Atriz – Mariana Zanette por Inferno, de Geraldo Pioli
Roteiro – Paulo Munhoz, por Pax
Melhor Filme – Visita Intima de Joana Nin.
As exibições aconteceram no Cine Teatro Imperial e o encerramento no Pantheon dos Heróis com telão ao vivo e presença da atriz Letícia Sabatella que encantou a todos com seu charme e simpatia. Ela distribuiu autógrafos e posou para fotos.
Confira quem circulou pelo Festival de Cinema da Lapa: Vânia Dalmaz, Gladys França, Dinha Ribas, Elói Pires Ferreira, Estevan Silvera, Joana Nin, Calixto Hakim, Josina Melo, Fernando Severo, Gil Barone, Tiago Chiminazzo, Ricardo Grota, Rubens Gennaro, Virginia Moraes, Danilo Pschera, Diego Lopes, Jader da Rocha, Roberto Pitella entre outros.


O encanto de Leticia Sabatella


Leticia Sabatella e Maria Ines Borges da Silveira, presidente do Festival

Leticia Sabatella, Luis Gagliastri, criador do troféu e a premiada cineasta Joana Nin, com o melhor curta do Festival.

O produtor Antonio Carlos Domingues entrega troféu de melhor direção para Estevan Silveira/Beto Carminatti por Balada do Vampiro



Vania e Paulinho Dalmaz na companhia do Prefeito da Lapa, Miguel Batista


André Luiz da Secretaria Muncipal de Educação e Leticia Sabatella


Rubens Gennaro, Verginia Moraes, Maria Inês Borges da Silveira e Joana Nin












quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Maratona de Cinema no Festival da Lapa

A segunda edição do Festival de Cinema da Lapa, realizada pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa teve abertura movimentada na noite de terça-feira, 04 .A histórica cidade recebeu técnicos audiovisuais, cineastas, jornalistas e convidados para a cerimônia no Cine Teatro Imperial. Durante seis dias acontecerá a maratona cinematográfica com oficinas na FAEL, II Congresso Audiovisual Paranaense, mostra competitiva de curtas e vídeos universitários. Fora de competição o festival estará exibindo uma mostra de vídeos produzidos pela Rede Paranaense de Comunicação, dentro do projeto "Casos e Causos" e uma coletânea de shows musicais programado pelo Museu da Imagem e do Som do Pr. O encerramento acontece no dia 09, as 19h30 com premiação e a presença da atriz Leticia Sabatella. Confira imagens da abertura:






Maria Inês Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico da Lapa, jornalista Dinha Ribas (BRDE) e apoiadores do Festival de Cinema da Lapa


O compositor e maestro Harry Crowl faz a apresentação da Orquestra Filarmônica do Pr, que tocou a peça de Camargo Guarnieri, "Rebelião em Vila Rica", tema do primeiro filme colorido brasileiro.





O Cine Teatro Imperial esteve lotado na abertura do Festival de Cinema da Lapa




O ator Tiago Chiminazzo confere a programação do Festival.





A Pousada da Lapa abrigou técnicos e cineastas.



Geferson Vaz, do Museu da Imagem e do Som, projecionista do Festival



No melhor estilo "a la Cinema Paradiso", o público conferiu curtas e longas em frente ao Pantheon dos Heróis.


O curador e cineasta Caio Julio Cesaro da "Programadora Brasil"


Calixto Hakim, Elói Pires Ferreira, Dináh Ribas e cineastas.